Tel. 16 3911.6644 | E-mail: contato@cepreno.com.br

Aprenda a Identificar em seu Paciente – O que são Dores Odontogênicas

A dor facial de origem odontogênica, decorrente dos dentes e estruturas de suporte, deve ser sempre considerada durante o exame de um paciente com queixa de dor facial. Aprenda a identificar em seu paciente: o que são dores odontogênicas?

As origens mais comuns de dores decorrentes dos dentes e estruturas de suporte são as cáries, que podem evoluir para infecções e necrose pulpar, além dos abscessos, dentes fraturados ou trincados e traumas dentários.

Aprenda a identificar em seu paciente: o que são dores odontogênicas?

A pró-reitora e fundadora do Cepreno (Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Odontologia), Profa. Dra. Laura Moura Martins, cita as principais causas das dores odontogênicas:

  • Cárie dentária afetando a dentina:Quando isso ocorre, o paciente começa a apresentar sensibilidade no dente, principalmente ao frio e calor, pois a dentina tem terminações nervosas.
  • Cárie dentária afetando a polpa dentária: quando a cárie de dentina não é tratada, a polpa do dente é afetada. Isso causa dor intensa e um processo inflamatório. Nesse estágio,  há necessidade de um tratamento endodôntico.
  •  Infecção pulpar: normalmente resultante de cáries dentárias, causa dor aguda e persistente.
  • Abscesso Periapical / Periodontal: resultantes de processos inflamatórios e infecções, os abscessos causam muita dor.
  •  Dentes fraturados/trincados
  • Trauma dentário.

Um profissional bem informado e atualizado saberá identificar em seu paciente o que são dores odontogênicas. Além disso, é importante que o dentista esteja atento aos novos tipos de tratamento para proporcionar qualidade de vida a quem procura sua ajuda. Por isso, o Cepreno oferece diversos cursos de aperfeiçoamento e especialização na área de odontologia. Entre em contato conosco!