Tel. 16 3911.6644 | E-mail: contato@cepreno.com.br

Como os Dentistas Podem Usar a Modulação Hormonal

A utilização de hormônios vem se revelando uma ferramenta terapêutica valiosa no dia a dia de todas as especialidades dentro da odontologia, como, por exemplo, a DTM (Disfunção Temporomandibular), entre outras. Mas, como os dentistas podem usar a modulação hormonal?

Atualmente, dentistas e médicos estão respaldados pela legislação para fazer uso de hormônios. Segundo a lei número 9.965, de 27 de abril de 2000, que restringe a venda de esteroides ou peptídeos anabolizantes, a dispensação ou a venda de medicamentos do grupo terapêutico dos esteroides ou peptídeos anabolizantes para uso humano estão restritos à apresentação e retenção pela farmácia ou drogaria da cópia carbonada de receita emitida pelo médico ou dentista, devidamente registrados nos respectivos conselhos profissionais (CRM ou CRO).

Como os dentistas podem usar a modulação hormonal?

A modulação hormonal é um tratamento à base de hormônios bioidênticos, ou seja, iguais aos produzidos pelo corpo, aminoácidos, vitaminas e antioxidantes, receitados para que o organismo atinja um padrão hormonal comparável ao da juventude plena, dos 18 aos 21 anos.

Com a modulação hormonal, os tratamentos ficam mais ágeis do que quando são utilizados procedimentos convencionais. A modulação hormonal pode ser utilizada para o controle da DTM, halitose, periodontite, perda óssea alveolar e cárie.

O que deve conter na receita emitida pelo dentista:

Segundo a lei número 9.965, de 27 de abril de 2000, que restringe a venda de esteroides ou peptídeos anabolizantes, deve conter na receita emitida pelo dentista:

– Identificação do profissional;

– CRO;

– CPF;

– Endereço e telefone profissionais;

– CID (Código Internacional de Doenças);

– Nome e endereço do paciente.

É importante que o profissional da área da odontologia esteja sempre atualizado e tenha conhecimento das leis para saber, por exemplo, como os dentistas podem usar a modulação hormonal.

O Cepreno (Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Odontologia) oferece cursos sobre este tema dentre outros. Faça-nos uma visita.