Tel. 16 3911.6644 | E-mail: contato@cepreno.com.br

O que é Ortopedia Funcional dos Maxilares

Você sabe o que é ortopedia funcional dos maxilares? É uma especialidade da odontologia que trata a má oclusão com aparelhos que estimulam o  crescimento e desenvolvimento ósseo e muscular e, por isso, é muito indicada para as crianças que apresentam algum tipo de alteração com relação à mandíbula e à maxila, quando existe um desequilíbrio no crescimento facial, muito comum atualmente e justificado principalmente pela pouca ou ausência de uma mastigação correta.

Normalmente, esse desequilíbrio facial está associado à respiração oral, queixo saliente ou para dentro, dentes apinhados, ou tortos, mordida cruzada, falta de espaço para erupção dos dentes,  etc.

Uma das principais características da ortopedia funcional dos maxilares é a má oclusão atuando nos músculos, que comandam o desenvolvimento ósseo dos maxilares, levando os dentes a ocuparem suas posições estéticas e funcionais. Com isso, o tratamento torna-se indolor, sem riscos para as raízes dos dentes e os ossos onde os dentes estão situados.

Com a ortopedia funcional, o tratamento pode ser iniciado durante a dentição de leite. Esse é um modo diferente de tratar as necessidades  fazendo uso de aparelhos móveis e soltos dentro da boca, que agem na parte superior e inferior.

É um tratamento que pode e deve começar quando indicado, mesmo na dentição de leite, quando as necessidades são menores e os resultados são melhores.

Quando procurar um especialista em ortopedia funcional dos maxilares?

Os sintomas mais frequentes que mostram a necessidade de procurar um especialista nessa área da odontologia são:

* Mordidas cruzadas uni ou bilaterais,

* Crescimento insuficiente ou em excesso da mandíbula,

* Mordidas abertas

* Apinhamento de dentes de leite ou na troca de dentição

* Falta de espaço para os dentes permanentes

* Excesso maxilar

* Bruxismo infantil

* Sobremordida acentuada

O tratamento pode ser iniciado por volta dos dois anos de idade. Entretanto, os problemas podem ser diagnosticados e tratados também em idades mais avançadas.

A ortopedia funcional dos maxilares proporciona qualidade de vida ao paciente. Quer saber mais sobre essa especialidade? Entre em contato com o Cepreno e conheça este e outros cursos de aperfeiçoamento e especialização em odontologia.