Tel. 16 3911.6644 | E-mail: contato@cepreno.com.br

Modulação hormonal na odontologia

Modulação hormonal na odontologia

A odontologia tem alcançado constantes mudanças em seu processo de evolução todos os anos. Sempre agregando novidades para os profissionais que atuam na área e se preocupam com suas atualizações, que os mantém preparados para lidar com as exigências do mercado e com os pacientes que chegam até seu consultório.

No último ano, a odontologia integrativa e agora a odontologia de precisão trouxeram a modulação hormonal como uma forma de otimizar ainda mais os tratamentos, além de levar melhora de qualidade de vida para os pacientes.

Porém, muitos dentistas ainda não se especializaram em modulação hormonal, por sentirem-se inseguros, quanto ao seu uso nos protocolos de atendimento.

Segundo a lei número 9.965, de 27 de abril de 2000, dentistas e médicos podem fazer a prescrição de hormônios bioidenticos para seus pacientes. Desde sua formação, o profissional dentista estuda fisiologia geral, com ênfase no sistema endócrino e, portanto, sua atualização na relação dos hormônios com o desenvolvimento de problemas da saúde bucal, ou melhora em tratamentos odontológicos é fundamental para que o profissional ganhe essa confiança e recicle seu conhecimento.

Pesquisas já apontam que o cortisol e a melatonina, quando desregulados, afetam o sono, gerando problemas como bruxismo, dores orofaciais e até mesmo apneia do sono. Portanto, aliar a modulação hormonal em seu consultório vai trazer grandes resultados na resposta dos tratamentos de seus pacientes.

A insuficiência de vitamina D aumenta o índice de aparecimento de doenças periodontais e pode afetar até mesmo os resultados de um implante dentário, portanto, quando o dentista atua com a modulação hormonal a seu favor, ele está cuidando da qualidade de vida de seu paciente como um todo. Olhando para o indivíduo no geral, não apenas para a queixa com a qual ele chegou até seu consultório.

Essa é a grande diferença da odontologia de precisão: tratar cada paciente com um protocolo individual, personalizado para sua necessidade e para o seu quadro clínico apresentado.

Se você quer saber mais sobre a odontologia de precisão, entre em contato por nossos canais e venha preparar-se para o futuro com o Cepreno! Tel. 16 3911.6644 | E-mail: contato@cepreno.com.br